Durante viagem à Argentina, nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a ex-presidente Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires, condenada por fraudes administrativas.
O encontro foi autorizado pela Justiça argentina.
Lula foi recebido no apartamento de Cristina, no bairro Constitución, por volta das 12h30, e deixou o local menos de uma hora depois.
Ver essa foto no Instagram
Na saída, foi aplaudido por apoiadores. Em entrevista à imprensa, reafirmou apoio à ex-líder argentina: “Acredito na inocência de Cristina”, declarou. Ele também posou ao lado de um cartaz com os dizeres “Cristina Livre”.
Após a visita, Lula seguiu para a casa de Adolfo Pérez Esquivel, Nobel da Paz de 1980. No Instagram, Cristina compartilhou fotos com o presidente brasileiro e escreveu:
“Hoje recebemos o companheiro Lula em minha casa, onde estou em prisão domiciliar por decisão de um Judiciário que há muito tempo deixou de esconder sua subordinação política”.
Ver essa foto no Instagram
A visita ocorreu no mesmo dia em que Lula assumiu a presidência rotativa do Mercosul, em cerimônia realizada pela manhã. O mandato terá duração de seis meses.