Após atolamentos, aeroporto de Fernando de Noronha passa por alteração em malha aérea

Após atolamentos, aeroporto de Fernando de Noronha passa por alteração em malha aérea

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do g1

Ana Clara Marinho/TV Globo

Publicado em 02/07/2025 às 14:26 / Leia em 2 minutos

Depois que dois aviões atolaram no pátio do Aeroporto de Fernando de Noronha em dois domingos consecutivos, um da Azul, no dia 22, e outro da Gol, no último (29), a malha aérea da ilha foi modificada para evitar que duas aeronaves fiquem estacionadas simultaneamente no local.

A alteração foi solicitada pela Dix Aeroportos, que administra o terminal. “O pedido foi feito às três companhias (Azul, Gol e Latam) para evitar a presença simultânea de voos no pátio. A medida é necessária para garantir a segurança”, afirmou o diretor da Dix, Samuel Prado.

A Azul foi a primeira a ajustar a malha, a partir de terça-feira (1º), com mudanças pontuais nas manhãs de terça, quinta e sábado. Os voos às segundas, quartas, sextas e domingos seguem com três frequências diárias entre Noronha e Recife. Gol e Latam ainda não se manifestaram.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) realizou manutenção emergencial e prometeu iniciar a obra definitiva em 15 de julho. Os materiais para a reforma estavam no navio Harmonia, que naufragou, e o governo busca alternativas logísticas.

A Anac informou que técnicos estiveram no aeroporto na semana passada e que um relatório está sendo finalizado. A agência já havia proibido, em 2022, a operação de aerojatos na pista devido a buracos. A requalificação do aeroporto, iniciada em 2024 e orçada em R$ 60 milhões, teve a primeira etapa entregue em março, permitindo o retorno de aviões maiores.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia