Tonho Matéria acenderá pira do Fogo Simbólico neste 2 de Julho

Tonho Matéria acenderá pira do Fogo Simbólico neste 2 de Julho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Alfredo Filho/SECOM

Publicado em 01/07/2025 às 11:10 / Leia em 2 minutos

Cantor, compositor e mestre de capoeira, Tonho Matéria será o responsável por acender a pira do Fogo Simbólico nas comemorações do 2 de Julho deste ano. A cerimônia acontece a partir das 16h, na Praça do Campo Grande, com a chegada dos carros dos Caboclos e o hasteamento das bandeiras por autoridades, execução do hino nacional pelas bandas das Forças Armadas e colocação de flores no Monumento ao 2 de Julho.

Natural de Salvador, Tonho Matéria tem 61 anos e é uma das figuras mais representativas da cultura baiana. Ganhou projeção nacional nos anos 1990 como integrante do Olodum e, desde então, se dedica a preservar as tradições afro-brasileiras por meio da música e da capoeira, com destaque para seu trabalho no Grupo Mangangá.

“Fui pego de surpresa quando a Fundação Gregório de Mattos (FGM) me ligou, me convidando para este momento tão importante para a história da nossa cidade, do nosso estado, porque é o ápice maior do ato de 14 de junho (de 1822) em Santo Amaro. Eu já desfilei como Caboclo, que foi um momento importante e significativo. E agora, como um artista, capoeirista, vou vestido de capoeira para simbolizar a luta desse movimento no 2 de Julho“, afirmou.

Segundo Fernando Guerreiro, presidente da FGM, o convite reconhece a relevância simbólica do artista. “A gente sempre convida um atleta. Só que, este ano, nós decidimos quebrar o protocolo um pouco e chamar um atleta que também é artista, cantor, e que é uma pessoa ligada à capoeira e ao 2 de Julho. É um nome muito especial, e ele vai fazer isso com grande maestria. Uma homenagem merecida”, destacou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia