Fogo Simbólico chega a Pirajá e abre oficialmente as celebrações do 2 de Julho em Salvador

Fogo Simbólico chega a Pirajá e abre oficialmente as celebrações do 2 de Julho em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Jefferson Peixoto/Secom PMS

Publicado em 01/07/2025 às 19:53 / Leia em 3 minutos

A tradicional chegada do Fogo Simbólico ao Panteão de Pirajá marcou, nesta terça-feira (1º), o início das celebrações do 2 de Julho em Salvador.

O evento, realizado na Praça General Labatut, reuniu autoridades civis e militares para uma cerimônia cívica que ressalta o papel da Bahia no processo de independência do Brasil.

A chama foi conduzida até a capital pela atleta máster Lucy dos Santos, natural de Simões Filho, que acendeu a pira no monumento em homenagem aos heróis da batalha de Pirajá.

Aos 54 anos, ela participa há quase quatro décadas do ato simbólico. “É uma data muito especial para os baianos. Representa o nosso papel na independência do país. Estou aqui também por Maria Quitéria e por todas as mulheres guerreiras”, afirmou.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O Fogo Simbólico foi dividido em dois trajetos. Um partiu de Cachoeira, no Recôncavo, e o outro de Mata de São João, no Litoral Norte. Ambos percorreram cidades com participação estratégica na luta de 1823, como Santo Amaro, Saubara, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, até se encontrarem em Salvador.

A cerimônia incluiu o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, além da execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar da Bahia. Também foram depositadas flores no túmulo do General Labatut. Após os ritos, o Cortejo Afro se apresentou no local.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Outro personagem importante da cerimônia foi o maratonista Antônio Lourenço Pereira, de 68 anos, que mais uma vez percorreu o trajeto da chama desde Cachoeira. “Faço esse percurso há 38 anos. Cuidar do corpo e manter o treinamento é o segredo. É sempre uma honra carregar esse símbolo de liberdade”, afirmou.

As comemorações continuam nesta quarta-feira (2), com o cortejo cívico-cultural que levará os carros do Caboclo e da Cabocla da Lapinha até o Campo Grande, passando pela Soledade, Barbalho, Santo Antônio Além do Carmo e Pelourinho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente nos festejos ao lado do governador Jerônimo Rodrigues da ministra da Cultura Margareth Menezes e mais autoridades.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia