A tradicional cerimônia do Te Deum, que marca o início das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, será realizada às 9h desta terça-feira (1º), na Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.
A missa solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, e contará com a participação do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, sob regência do maestro Francisco Rufino.
“Essa é uma missa festiva que comemora a nossa independência, com a participação de um coral muito bonito. É uma missa solene e uma oportunidade de agradecer e celebrar a Independência do Brasil na Bahia”, destaca Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
De origem latina, “Te Deum” significa “A Ti, Deus”. O hino católico foi composto no ano 387, em Milão, por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, por ocasião do batismo deste último. Na capital baiana, a cerimônia integra a programação oficial do 2 de Julho, data que marca a consolidação da independência brasileira em 1823, com a expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia.
Ainda nesta terça (1º), a programação cívica prossegue às 16h, no Largo de Pirajá, com a chegada do Fogo Simbólico. O ato inclui o hasteamento das bandeiras, o acendimento da pira, a deposição de flores no túmulo do General Labatut e a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar. O encerramento ficará por conta de uma apresentação do Cortejo Afro.
As celebrações seguem até o dia 13 de julho.