Uma intensa onda de calor atinge a Europa nesta segunda-feira (30), levando países como França, Itália, Portugal e Espanha a registrarem temperaturas acima dos 40°C — com picos de até 44°C em algumas regiões.
Na França, a situação é especialmente crítica: 84 das 95 regiões do país estão sob alerta laranja, o segundo nível mais alto do sistema de vigilância climática. A expectativa é de que o calor extremo persista pelo menos até a metade da semana.
Diante da situação, o governo francês pediu que empresas protejam seus funcionários e anunciou o fechamento total ou parcial de cerca de 200 escolas públicas até quarta-feira (2). Ao todo, a França conta com cerca de 45 mil instituições públicas de ensino.
“Nunca vimos isso antes”, declarou a ministra da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, no domingo (29).
Nas redes sociais e nos noticiários locais, moradores relatam o impacto das temperaturas sufocantes. “No nosso apartamento é simplesmente um inferno. Vivemos no escuro, parece um forno”, contou Evan Bernard, morador de Bordeaux, ao jornal AFP.
A nova onda de calor reforça os alertas de cientistas sobre os efeitos das mudanças climáticas, que têm provocado eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos na Europa e em outras partes do mundo.