Morreu em Salvador, no último sábado (28), o médico cirurgião geral e mastologista Marco Antônio Barbosa. Nascido no Ceará, o especialista se formou pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1977, e construiu carreira na capital baiana.
A causa da morte não foi revelada. Referência na medicina baiana, Marco tinha 74 anos.
Ao longo de décadas de atuação, Marco esteve à frente de atendimentos em instituições de destaque da capital baiana, como o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Aristides Maltez. Nestes locais, além da atividade clínica e cirúrgica, também atuou como preceptor de residentes, contribuindo para a formação de novos profissionais da saúde. Foi um dos fundadores do instituto Núcleo da Mama, voltado à assistência à saúde da mulher.
O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Plínio Sodré, que conviveu pessoalmente com Marco Barbosa, destacou seu profissionalismo e caráter: “Exerceu a medicina com louvor como médico cirurgião geral e mastologista de altíssimo nível. Sempre foi uma pessoa acessível e afável no trato com todos, tanto colegas quanto pacientes”.
Ver essa foto no Instagram
O também médico Jorge Cerqueira prestou homenagem, lembrando da convivência no início da carreira de Barbosa. “Estudioso, calmo, educado e dedicado, Marco Barbosa foi um excelente médico. Bem jovem foi escolhido para trabalhar no ATEMDE, onde demonstrou as excelentes qualidades que ornavam seu caráter”.
Izabella Seraphim, ex-conselheira do Cremeb, também se pronunciou: “Uma das grandes referências da minha vida, como médico e ser humano bondoso, sensato e acolhedor”.
O grupo Cam também divulgou uma nota de pesar. “Sorridente, gentil, acolhedor e altamente respeitado, Dr. Marco será sempre lembrado não apenas pela competência técnica, mas pela forma humana com que tratava pacientes e colegas. Seu legado permanece vivo em cada vida que tocou. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a comunidade médica neste momento de dor.”