Aos 18 anos, João Fonseca brilhou em sua estreia na chave principal de Wimbledon nesta segunda-feira (30), ao vencer o britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7), em 2h01 de partida. Com o resultado, o brasileiro se tornou o segundo sul-americano mais jovem da história a avançar à segunda rodada do torneio e o mais jovem desde Carlos Alcaraz, em 2021, a alcançar o feito no Grand Slam britânico.
Foi apenas o segundo jogo do carioca como profissional em quadras de grama, mas sua atuação demonstrou maturidade e controle emocional, mesmo diante da torcida local. Fonseca segue invicto em estreias de Grand Slams em 2024, tendo chegado à terceira rodada no Australian Open e em Roland Garros.
“Significa muito, é muito especial para mim (a vitória). É o meu grand slam preferido desde a infância, assisto todas as partidas. Peço desculpas por ganhar de um britânico, mas agradeço muito pela torcida e por respeitarem o tênis. Jacob é um jogador incrível, mal posso esperar para os próximos encontros com ele”, declarou João após a partida, arrancando risadas e aplausos do público londrino.
A vitória desta segunda foi a terceira de Fonseca sobre Fearnley, mantendo 100% de aproveitamento no confronto direto. O próximo adversário do brasileiro sairá do duelo entre o norte-americano Jenson Brooksby (101º do ranking) e o holandês Tallon Griekspoor (29º).