O café especial da Bahia atravessou fronteiras e ganhou destaque em São Paulo, neste fim de semana, com a realização do Bahia Coffee Experience. A experiência imersiva e sensorial levou à capital paulista a diversidade de sabores e terroirs de diferentes regiões produtoras baianas, como Chapada Diamantina, Planalto, Cerrado e Oeste. O evento aconteceu no Futuro Refeitório e marcou ainda o lançamento oficial do Festival Baiano de Cafés, que será realizado em Salvador, nos dias 16 e 17 de agosto.
“Levamos a São Paulo, por meio dessa plataforma estratégica de imersão e experiências sensoriais com os cafés baianos, a diversidade dos cafés de qualidade de diversos produtores”, destacou Brenda Matos, especialista em cafés de qualidade e idealizadora do projeto.

Brenda Matos é a idealizadora do projeto | Foto: Divulgação
A ação aproveitou o cenário movimentado do São Paulo Coffee Festival, realizado de 27 a 29 de junho no Ibirapuera, para posicionar o café baiano como referência nacional no segmento de especiais e abrir caminho para o festival em Salvador, que promete movimentar o setor no Nordeste.
Parceira na iniciativa e anfitriã da experiência no Futuro Refeitório, Karina Barretto, curadora de cafés e sócia do espaço, fez questão de lembrar da relação afetiva com os grãos baianos: “Especialmente, tenho um carinho pelos cafés baianos porque foram os primeiros a chegarem no Futuro, para serem torrados e revendidos, os cafés de Piatã. O café baiano traz muito a sensação de casa, de acolhimento. Sempre que provo um café baiano me conecto com essa terra maravilhosa”, diz.
A ação reuniu profissionais da torrefação, marcas, cafeterias e casas especializadas de São Paulo e de outras regiões do Brasil.