Em meio às celebrações do Mês do Orgulho LGBTQIAP+, Gabriel Santana afirmou que nunca enfrentou tabus em relação à própria sexualidade. Abertamente bissexual, o artista contou que a descoberta foi um processo natural e contou com muito apoio, especialmente da família e amigos.
“Eu tenho muitos privilégios e um deles é ter tido à minha volta pessoas que sempre viram como algo muito natural qualquer sexualidade ou identidade de gênero. Eu não me descobri bissexual. Eu não precisei sair do armário. Quando eu me percebi, eu já estava fora dele”, disse ele à Quem.
Conhecido pro estrelar o remake da novela “Chiquititas”, do SBT, o artista reforçou que nunca chegou a esconder sua sexualidade, mas pelo contrário, sua força e atitude diante da novidade inspirou seus admiradores. “As pessoas só não quiseram ver que eu era bissexual. Se eu estivesse com um garoto numa festa, eu andava de mãos dadas, saía na rua. Se estivesse com uma menina, também”, conta.
Jovem bissexual no Brasil, onde o machismo e a homofobia matam, Gabriel disse que desde cedo procurou cuidar de sua saúde mental. “Fiz terapia para cuidar da minha saúde mental. Além disso, sempre busquei muito a espiritualidade. Não digo religião, porque eu não tenho religião, mas sempre busquei a espiritualidade e terapia, para cuidar do corpo, da alma, do espírito”, explica.
Diferente de outros atores que por anos temeram perder trabalhos no meio artístico. O ex-BBB comentou que apesar das dificuldades enfrentada por alguns colegas, ele conseguiu quebrar barreiras e segue atuante dentro do mercado, inclusive levantando a bandeira LGBT.
“A comunidade LGBT tem um apelo muito forte comercial. Tem campanhas para as quais eu não sou mais chamado, mas em compensação tem muitas outras que, se eu não fosse assumido, eu não seria chamado. Mas ainda há um preconceito muito grande das marcas, e muito grande do público, principalmente”, admite.