Imóvel histórico desaba após incêndio no Santo Antônio Além do Carmo

Imóvel histórico desaba após incêndio no Santo Antônio Além do Carmo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Codesal

Publicado em 23/06/2025 às 10:13 / Leia em 2 minutos

Um imóvel na Rua dos Perdões, no Santo Antônio Além do Carmo, desabou parcialmente na noite deste domingo (22). As partes instáveis da estrutura já haviam sido comprometidas por um incêndio de grandes proporções ocorrido em fevereiro deste ano.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o casarão teve a área isolada imediatamente após o colapso. O órgão informou ainda que uma solicitação foi encaminhada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para a demolição das estruturas que ainda oferecem risco.

Foto: Codesal

Após o incêndio, técnicos da Codesal realizaram vistoria no local e constataram a instabilidade das paredes laterais, especialmente a que dá acesso à Travessa Rocha Pimbo, vizinha ao imóvel. As altas temperaturas causadas pelo fogo comprometeram a integridade da construção, aumentando o risco de desabamento.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do imóvel, já havia autorizado a demolição das partes comprometidas. Equipes da Sedur estão no local, junto com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), avaliando as condições das estruturas restantes para dar início aos trabalhos de demolição com segurança.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia