CCJ abre processo que pode cassar mandato de Carla Zambelli

CCJ abre processo que pode cassar mandato de Carla Zambelli

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Vinicius Loures/Agência Câmara

Publicado em 23/06/2025 às 17:39 / Leia em 2 minutos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados iniciou, nesta segunda-feira (23), o processo que pode levar à cassação do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). A partir desta terça-feira (24), a parlamentar terá cinco sessões deliberativas para apresentar sua defesa e indicar provas.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, com auxílio do hacker Walter Delgatti Neto. A deputada também responde por falsidade ideológica, após inserir documentos forjados no sistema, incluindo um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Atualmente, Zambelli está na Itália e é considerada foragida pela Interpol, após deixar o Brasil logo após a decisão do STF. A Polícia Federal localizou sua posição exata, mas sua prisão ainda depende das autoridades italianas.

Em nota, a deputada alegou ser vítima de perseguição política e classificou a ordem de prisão como “ilegal, inconstitucional e autoritária”. “Denunciarei esse abuso em todos os fóruns internacionais. No Brasil, ministros do Supremo agem como imperadores”, afirmou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia