Um balão de turismo com seis passageiros e um piloto precisou realizar um pouso de emergência na manhã deste domingo (22), em uma área de mata fechada no município de Pancas, no Espírito Santo. De acordo com a empresa responsável pelo voo, a Voe Pancas, a manobra foi necessária devido à ausência de vento.
Embora o pouso tenha ocorrido em uma região de difícil acesso, ninguém ficou ferido, conforme informou a empresa ao portal iG. Em nota, a Voe Pancas ressaltou que “a segurança dos passageiros é prioridade” e que o procedimento foi realizado “dentro da normalidade”.
Imagens da aterrissagem circularam nas redes sociais ao longo do dia. A empresa destacou ainda que todos os voos são operados por equipe capacitada e incluem seguro aventura.
O episódio acontece um dia após um grave acidente com balão de turismo em Praia Grande, em Santa Catarina, que resultou em oito mortes e 13 feridos. Na ocasião, o balão pegou fogo durante o voo. Parte dos ocupantes chegou a saltar durante a tentativa de pouso, mas, ao perder peso, o balão voltou a subir. Quatro pessoas morreram carbonizadas e outras quatro, na queda.
A prática do balonismo turístico é comum tanto em Pancas quanto em Praia Grande. As autoridades investigam os dois casos, e o Ministério do Turismo deve se reunir ainda esta semana com representantes do setor para discutir a regulamentação da atividade no país.