Da Bahia para o mundo: Itamar Musse amplia atuação e inaugura antiquário em Lisboa

Da Bahia para o mundo: Itamar Musse amplia atuação e inaugura antiquário em Lisboa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 16/06/2025 às 11:49 / Leia em 3 minutos

Reconhecido antiquarista baiano expande legado da família com nova filial na sofisticada Avenida da Liberdade

O empresário baiano Itamar Musse inaugura, neste segunda-feira(16), a filial do seu antiquário. O espaço está localizado na Avenida da Liberdade, uma das regiões mais nobres da capital portuguesa e referência em requinte na Europa.

Formado em museologia, Itamar é conhecido por sua dedicação em promover e divulgar a arte antiga brasileira. De origem libanesa por parte de seu avô, David Musse, ele herdou a “régua” dos negócios da família e o “compasso” da Bahia — uma combinação única entre trabalho e celebração que o tornou uma figura de destaque na cena cultural brasileira.

Em Salvador, Itamar e seu filho comandam um antiquário renomado, famoso não apenas pelo seu acervo extraordinário e espaço elegante, mas também por eventos sociais importantes, como a tradicional Festa de Iemanjá, realizada anualmente no dia 2 de fevereiro. O evento atrai a nata da sociedade local e de outros estados, reunindo personalidades da política, cultura e negócios, entre elas Regina Casé, Gilberto e Flora Gil, Nizan Guanaes, Maitê Proença e Jorge Benjor.

Itamar Musse inaugura loja de antiguidades em Lisboa

Em 2021, Itamar Musse foi destaque na revista americana Forbes. No artigo, a publicação destacou que a galeria só atende com hora marcada e é especializada em arte sacra e estátuas que representam séculos da história brasileira.

“Fiquei muito feliz por ser reconhecido nesta reportagem, considerando que a Forbes é uma revista criteriosa, séria, respeitada e de grande expressividade. Acredito que à repercussão do meu trabalho eleva o patamar das antiguidades brasileiras para o mundo de uma forma muito especial, mostrando que o Brasil antigo foi muito requintado e rico culturalmente. Sempre acreditei que a arte é capaz de ultrapassar qualquer fronteira”, disse o empresário baiano, na ocasião.

A história do antiquário tem raízes na imigração libanesa no início do século 20. David Musse, avô de Itamar, imigrou de Beirute e iniciou sua trajetória profissional negociando tecidos e aviamentos, mas logo voltou-se para as antiguidades. Ao lado de grandes nomes da elite baiana como Jorge Amado, Carybé e o colecionador Odorico Tavares, David construiu um legado que hoje é gerido com paixão e sofisticação por seu neto.

Com a expansão para Lisboa, Itamar Musse segue consolidando a presença da arte antiga brasileira no cenário internacional, ampliando o alcance do legado da família.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia