A Torre Eiffel foi iluminada com as cores verde e amarela, nesta quinta-feira (5), em Paris, como parte da recepção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciou uma visita oficial à França a convite do presidente Emmanuel Macron.
A viagem marca uma etapa estratégica de compromissos diplomáticos e comerciais entre os dois países.
Veja:
A Torre Eiffel iluminada com as cores do Brasil para receber o @lulaoficial. Um presidente de verdade fazendo o país retomar seu lugar no mundo. 🇧🇷 pic.twitter.com/28pTD0S6Zs
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) June 5, 2025
Durante a estadaa, Lula e Macron devem assinar cerca de 20 acordos bilaterais envolvendo áreas como segurança, saúde, educação, ciência e tecnologia.
A agenda também inclui discussões sobre temas de alcance internacional, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, o conflito no Oriente Médio, o acordo entre Mercosul e União Europeia e a cooperação na área de defesa, com destaque para o projeto conjunto de desenvolvimento de submarinos.
Na sexta-feira (6), Lula será condecorado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris 8 e receberá uma homenagem da Academia Francesa, feito raro, concedido até hoje a apenas 19 chefes de Estado. O último brasileiro homenageado pela instituição foi Dom Pedro II, em 1872.
A programação do presidente inclui ainda participação no Fórum Econômico Brasil-França e na abertura oficial da temporada cultural brasileira na França, que terá atividades em mais de 50 cidades até setembro. Ele também visitará a exposição do Ano do Brasil na França.
Após os compromissos em Paris, Lula segue para Toulon, onde se reunirá novamente com Macron em uma base naval. Em seguida, visita a sede da Interpol, em Lyon, e participa da 3ª Conferência da ONU sobre os Oceanos, em Nice. No domingo (8), ele estará em Mônaco para um evento voltado à economia azul.