Faltam poucos dias para o início da programação oficial do CachoeiraDoc – X Festival de Documentários de Cachoeira. Entre os dias 10 e 15 de junho, a edição, que celebra 10 anos do evento e firma a retomada do festival após um hiato de cinco anos, vai promover uma imersão nas produções documentais independentes, com mostras gratuitas de filmes com diversos temas e categorias, rodas de conversas, oficinas, performances, shows, entre outras atividades.
A programação será espalhada por importantes espaços históricos e arquitetônicos da Cidade Heroica, como o Cine Theatro Cachoeirano, a UFRB, a Estação Ferroviária e o Largo da Igreja D’Ajuda. Entre os nomes confirmados está a artista multilinguagens Aline Motta; a documentarista Dácia Ibiapina (apresentando um filme sobre Nêgo Bispo), entre outros cineastas locais e nacionais, além de Dona Dalva, ativista e ícone do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que será uma das homenageadas da edição.
“A programação da X CachoeiraDoc retoma os objetivos fundantes das edições anteriores do festival: o caráter formativo, com a presença massiva de estudantes da UFRB; o documentário como ponto de intersecção entre estética e política, cinema e luta; e a cidade de Cachoeira como ponto de encontro e proposição artística-cultural para o Cinema Brasileiro”, conta Kênia Freitas, que compõe a coordenação geral e direção artística do evento.
Mostras Competitivas
Com produções oriundas de comunidades indígenas e quilombolas, coletivos LGBTQIAPN+ e lideranças afro-religiosas, o X CachoeiraDoc, a partir do mote “Terra e Território”, selecionou 29 documentários para participarem das mostras competitivas de curtas, médias e longas-metragens. Com filmes nacionais, a mostra será apresentada em seis sessões de curtas e sete exibições de longas, com exibição gratuita para o público, no Cine Theatro Cachoeirano. As sessões destacam temas como ancestralidade, crise climática, organização comunitária e a celebração como resistência.

Dona Dalva é a grande homenageada desta edição | Foto: Divulgação
Películas criadas por estudantes e egressos da UFRB também ganharão espaço na programação do X CachoeiraDoc, entre elas “Cavaram uma Cova no meu Coração”, de Ulisses Arthur; “Desconstruindo Lene”, de Guilherme Maia; “Incêndios”, de Luan Santos e “Thierri Azevedo e Quilombos”, de Riane Nascimento. As sessões serão realizadas com a presença dos representantes dos filmes e debates mediados pela equipe curatorial.
Foram mais de 600 documentários inscritos e o processo de seleção foi realizado através de uma curadoria especializada formada pelos e pelas pesquisadores, professores e profissionais do cinema. A assistência de curadoria foi realizada por estudantes de Cinema da UFRB, que também realizaram a curadoria da Mostra Especial Terra e Território.
Premiações
Além do troféu, confeccionado pelo artista Rodrigo Santana de Jesus, os filmes recebem o valor de R$ 6 mil, para o Melhor Documentário Brasileiro de Longa-Metragem e R$4 mil, para o Melhor Documentário Brasileiro de Curta ou Média-Metragem. Os preferidos do público também serão condecorados com troféus na categoria Júri Popular.
Um dos destaques da programação acontece já na abertura oficial do evento, em roda, com destaque para a homenageada dessa edição, Dalva Damiana de Freitas, conhecida como Dona Dalva, uma das maiores expoentes do samba e da cultura popular do Recôncavo Baiano. A sambadeira de 97 anos, que recebeu o primeiro título de Doutora Honoris Causa da UFRB, vai ser o centro de um apresentação musical e aula sobre a sua trajetória no ativismo negro, cultural e religioso. A matriarca receberá ainda uma honraria do festival pela sua vasta contribuição para a difusão e valorização das tradições e riquezas culturais do território.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival.