Salvador recebe especialistas mundiais no 1º Fórum Náutico Internacional

Salvador recebe especialistas mundiais no 1º Fórum Náutico Internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto

Publicado em 28/05/2025 às 13:07 / Leia em 3 minutos

A capital baiana foi escolhida para sediar o 1º Fórum Náutico Internacional da Associação Náutica da Bahia (ANB), que será realizado nesta sexta-feira (30), no imóvel onde funcionou a Faculdade Unidompedro, localizado no Comércio, em frente à Praça da Inglaterra. Focado na troca de experiências bem-sucedidas ao redor do mundo, o encontro reunirá especialistas de Salvador e de vários outros países. As inscrições já estão esgotadas.

A iniciativa que visa fomentar o debate sobre estratégias sustentáveis para o desenvolvimento do setor náutico, a partir de ações de turismo, infraestrutura e sustentabilidade no litoral baiano e brasileiro, é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria do Mar, em parceria com a Confraria Europeia da Vela (CEV) e a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+).

Participam do Fórum gestores públicos, representantes de entidades do setor, empresários, acadêmicos e entusiastas no tema. A secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, reforça a importância estratégica do evento, com o intuito de que Salvador seja reconhecida como a capital da Amazônia Azul.

“Que o mundo conheça a potencialidade e a grandiosidade da Baía de Todos-os-Santos, não só pela sua beleza natural, mas também pelo ponto de vista do desenvolvimento econômico e social”, afirma a gestora, lembrando que a Baía de Todos-os-Santos, considerada um dos maiores ativos naturais e turísticos da região, é também segunda maior baía navegável do mundo.

A potencialidade do ecossistema baiano é reforçada também pelo presidente da ANB, Santiago Campo. “A Baía de Todos-os-Santos tem um potencial imenso. Trazer experiências de fora é um passo essencial para pensarmos o turismo e a economia do mar de forma mais estratégica e sustentável”, afirma, chamando atenção para ampliação do debate com especialistas de todo o mundo.

Parceria – Para Maria Eduarda, o Fórum será palco de parcerias fundamentais para o desenvolvimento da economia náutica em Salvador. “É uma oportunidade para troca de conhecimentos e incentivos a geração de emprego, renda e qualidade de vida. A Secretaria do Mar tem a responsabilidade de fazer parcerias, de construir relações institucionais para que isso aconteça”, afirmou.

O presidente do Conselho de Turismo do estado e diretor de turismo da ANB, Pedro Costa, chama atenção para a relevância histórica e estratégica da Baía de Todos-os-Santos na construção da identidade náutica do Brasil, destacando o papel da Bahia como berço do turismo nacional. “Este é um fórum inédito e de fundamental importância para a náutica no nosso estado. A Bahia é o ventre de onde nasceu o Brasil e a Baía de Todos-os-Santos deu régua e compasso para Portugal consolidar o governo da colônia. O Fórum vai ressaltar essas características únicas, mostrando como a náutica pode impulsionar a economia do destino e fortalecer o turismo de forma estruturada e sustentável”, pontuou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia