Galeria em Salvador é a única do Nordeste a integrar movimento global de valorização da arte feminina

Galeria em Salvador é a única do Nordeste a integrar movimento global de valorização da arte feminina

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 27/05/2025 às 16:41 / Leia em 3 minutos

A partir desta quarta-feira (28) e até 20 de junho, a TRIA Galeria de Arte, no Caminho das Árvores, realiza a exposição “Mulheres que Criam”, uma celebração da força, pluralidade e sensibilidade da produção artística feminina contemporânea. A mostra integra o WAAWWorld – Women Artists’ Art Week World, movimento internacional que conecta museus e galerias em oito países com o objetivo de promover a equidade de gênero nas artes visuais.

A TRIA é a única representante do Nordeste brasileiro a participar da iniciativa, criada em Londres em 2022, com o propósito de transformar a histórica desigualdade enfrentada por mulheres no mercado de arte em oportunidades concretas. Segundo dados do próprio movimento, em 2022, menos de 10% das obras leiloadas globalmente eram assinadas por mulheres. Nas galerias da Europa e dos Estados Unidos, elas representam, em média, apenas 14% dos artistas representados.

Reafirmando seu compromisso com a diversidade e a visibilidade feminina, a TRIA reúne obras de 10 artistas de diferentes gerações e regiões do Brasil, cujas linguagens vão de pintura e escultura a gravura, tapeçaria, instalação e arte sustentável. Participam da mostra Adalgiza Rímoli (SP), Ana Serafin (PR), Carolina Kroff (RJ), Chris Grigoletto (SP), Eloisa Lobo (GO), Miriam Rigout (SP) e Paula Manso Torres (SP), além das baianas Angela Leal, Luzia Santo Sé e Vanessa Almeida.

Ângela Leal é uma das baianas que integram a mostra

Cada obra traz um olhar singular sobre temas como identidade, pertencimento, natureza, memória, espiritualidade, emoções e a vivência do feminino no mundo contemporâneo. Mais que uma exposição, “Mulheres que Criam” é uma construção de pontes entre artistas e público, entre a galeria e o circuito internacional e, sobretudo, entre as mulheres e o espaço que legitimamente ocupam na história da arte.

A mostra convida o público a se conectar com vozes femininas que ressoam em escala global, reafirmando a importância da presença ativa das mulheres no cenário artístico atual. Com sedes em Salvador e Luís Eduardo Magalhães, a TRIA Galeria de Arte mantém o compromisso de dar visibilidade à diversidade da arte brasileira contemporânea.

Na capital baiana, a galeria fica na Rua do Timbó, nº 368, no Caminho das Árvores, e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 13h30.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia