O Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar da Bahia (PMBA) está comemorando os 190 anos da cavalaria, com uma série de atividades que seguem até a próxima sexta-feira (30), em Salvador. As ações também fazem parte das celebrações pelos 200 anos da PMBA e prestam homenagem ao general Manuel Luís Osório, patrono da cavalaria do Exército Brasileiro.
A programação inclui eventos como corrida, cavalgada, torneio de futebol e a tradicional Prova do Cavalariano, que reuniu policiais militares em desafios de equitação com obstáculos, promovendo integração e fortalecendo os laços entre a tropa.
O encerramento será uma cavalgada nas Dunas do Abaeté na sexta-feira (30), com mais de 50 participantes, seguida de um almoço de confraternização.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
“O evento é pensado tanto para os policiais quanto para suas famílias e para o público externo. É um momento de confraternização e de valorização da nossa tropa”, afirma o major Moreno, comandante do Esquadrão de Polícia Montada. Ele ressalta ainda que a cavalaria desempenha papel importante não só no patrulhamento em áreas de difícil acesso, mas também em ações sociais e eventos cívicos.
O sentimento de pertencimento à unidade também foi destacado pelo cabo Santana, que atua no esquadrão há 22 anos. “Aqui me sinto em casa. A convivência com os colegas e com os animais cria uma energia muito positiva. Na prática, nem parece trabalho, é algo que fazemos por prazer”, relatou.
As comemorações seguem com um torneio de futebol na quarta-feira (28), reunindo integrantes da tropa, veteranos e policiais de outras unidades. Na quinta-feira (29), haverá um culto inter-religioso com representantes de diversas crenças. O encerramento da programação será na sexta-feira (30), com uma cavalgada nas Dunas do Abaeté, seguida de um almoço de confraternização.
Para o major Moreno, liderar a tropa neste momento é motivo de orgulho. “É uma emoção muito grande estar à frente do esquadrão. Entrei aqui como 1º tenente em 2004, me especializei, e hoje, como comandante, poder contribuir com o bem-estar dos policiais e dos cavalos, que são a essência do nosso trabalho, é uma grande realização profissional”, concluiu.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA