Cavalaria da Polícia Militar baiana celebra 190 anos com programação especial em Salvador

Cavalaria da Polícia Militar baiana celebra 190 anos com programação especial em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Amanda Ercília/GOVBA

Publicado em 27/05/2025 às 15:51 / Leia em 2 minutos

O Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar da Bahia (PMBA) está comemorando os 190 anos da cavalaria, com uma série de atividades que seguem até a próxima sexta-feira (30), em Salvador. As ações também fazem parte das celebrações pelos 200 anos da PMBA e prestam homenagem ao general Manuel Luís Osório, patrono da cavalaria do Exército Brasileiro.

A programação inclui eventos como corrida, cavalgada, torneio de futebol e a tradicional Prova do Cavalariano, que reuniu policiais militares em desafios de equitação com obstáculos, promovendo integração e fortalecendo os laços entre a tropa.

O encerramento será uma cavalgada nas Dunas do Abaeté na sexta-feira (30), com mais de 50 participantes, seguida de um almoço de confraternização.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

“O evento é pensado tanto para os policiais quanto para suas famílias e para o público externo. É um momento de confraternização e de valorização da nossa tropa”, afirma o major Moreno, comandante do Esquadrão de Polícia Montada. Ele ressalta ainda que a cavalaria desempenha papel importante não só no patrulhamento em áreas de difícil acesso, mas também em ações sociais e eventos cívicos.

O sentimento de pertencimento à unidade também foi destacado pelo cabo Santana, que atua no esquadrão há 22 anos. “Aqui me sinto em casa. A convivência com os colegas e com os animais cria uma energia muito positiva. Na prática, nem parece trabalho, é algo que fazemos por prazer”, relatou.

As comemorações seguem com um torneio de futebol na quarta-feira (28), reunindo integrantes da tropa, veteranos e policiais de outras unidades. Na quinta-feira (29), haverá um culto inter-religioso com representantes de diversas crenças. O encerramento da programação será na sexta-feira (30), com uma cavalgada nas Dunas do Abaeté, seguida de um almoço de confraternização.

Para o major Moreno, liderar a tropa neste momento é motivo de orgulho. “É uma emoção muito grande estar à frente do esquadrão. Entrei aqui como 1º tenente em 2004, me especializei, e hoje, como comandante, poder contribuir com o bem-estar dos policiais e dos cavalos, que são a essência do nosso trabalho, é uma grande realização profissional”, concluiu.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia