O governo federal proibiu, nesta segunda-feira (26), a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de mais duas marcas de azeite no Brasil: La Ventosa e Grego Santorini.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, após uma ação de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), motivada por denúncias feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em outubro de 2024.
De acordo com a Anvisa, as empresas responsáveis pelos azeites tiveram seus CNPJs cancelados por irregularidades cadastrais na Receita Federal. São elas:
-
Caxias Comércio de Gêneros Alimentícios, responsável pelo azeite La Ventosa;
-
Intralogística Distribuidora Concept, que embalava o azeite Grego Santorini.
Esta é a terceira vez, só em maio, que o governo proíbe marcas de azeite no país. Na semana passada, as marcas Almazara, Escarpas das Oliveiras, Alonso e Quintas D’Oliveira também foram vetadas pela Anvisa, após denúncias do Ministério da Agricultura.
Segundo o Mapa, as investigações apontaram que os produtos apresentam risco à saúde, devido à incerteza sobre a origem e a composição dos azeites.