O cineasta Kleber Mendonça Filho conquistou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes pelo seu trabalho em “O Agente Secreto”, que também rendeu a Wagner Moura o prêmio de Melhor Ator. O recifense, que recebeu o troféu da atriz espanhola Rossy de Palma, fez questão de fazer seu discurso de agradecimento em português e exaltou seu orgulho pelo Brasil.
“Eu estava tomando champanhe pelo prêmio do Wagner Moura. Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e poesia. Estou muito orgulhoso de estar aqui esta noite. Penso que Cannes é simplesmente a catedral do cinema neste planeta. Eu queria mandar um abraço para todo mundo vendo no Brasil, especialmente Recife, Pernambuco. Emilie Lesclaux minha parceria na vida, minha produtora. Martin e Tomás, isso aqui é para vocês'”, disse Kleber.
Também em Cannes, “O Agente Secreto” ganhou o Prêmio da Crítica pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica, instituição que reúne jornalistas do mundo todo. O júri destacou o fato de o diretor ter atuado como repórter e crítico nos anos 1990 e 2000. “Depois de uma semana tão intensa, eu tô muito feliz”, comemorou o cineasta Kleber Mendonça Filho.
O filme também conquistou o Prix des Cinémas d’Art et Essai, concedido por exibidores. Trata-se de um diploma que celebra o apelo do longa para o mercado arthouse, um jargão utilizado para salas de cinemas de arte.