A região do baixo sul da Bahia ganhará um novo hospital. A licitação para construção do Novo Hospital Municipal de Gandu foi publicada neste sábado (24), no Diário Oficial do Estado deste sábado (24). A nova unidade de saúde será implantada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A estimativa de investimento na obra é de R$ 76 milhões, que será integralmente financiado com recursos do Governo do Estado. Amplo e moderno, o novo hospital deve ser construído no prazo de 18 meses. Destinado ao atendimento de média complexidade, o novo hospital vai transformar a assistência à saúde no Baixo Sul da Bahia.
Ao todo, serão 74 leitos, distribuídos entre internação (50), emergência (17), recuperação pós-anestésica (4) e três leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), um deles com banheira para partos humanizados. O projeto inclui ainda três salas cirúrgicas e um Centro de Parto Normal com estrutura completa para acolhimento materno-infantil.
A emergência do novo hospital será segmentada para atendimento adulto, pediátrico e obstétrico, com sala vermelha, consultórios médicos, leitos de observação com isolamento, salas de sutura, inalação, medicação, gesso e atendimento de casos críticos. A ala obstétrica contará com salas de exame, ginecologia e admissão.
O hospital também oferecerá suporte diagnóstico com exames de raio-X, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia. Lavanderia, cozinha, refeitório, brinquedoteca, Central de Material Esterilizado (CME) e posto policial completam a infraestrutura de apoio.
“A Conder, mais uma vez, honra a missão dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que anunciou a obra no último dia 4. O Hospital Municipal de Gandu será mais um equipamento público com o selo de qualidade da Conder, que executou obras de excelência na área da saúde nos últimos anos, a exemplo do Hospital Ortopédico do Estado, em Salvador, e o Hospital Regional Costa do Cacau, em Teixeira de Freitas”, afirmou o presidente da companhia, José Trindade.