Aos 91 anos, Francisco Cuoco reaparece na TV Globo em homenagem emocionante

Aos 91 anos, Francisco Cuoco reaparece na TV Globo em homenagem emocionante

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do EXTRA

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 24/05/2025 às 15:32 / Leia em 3 minutos

Aos 91 anos, Francisco Cuoco segue consagrado como um dos maiores atores da história da TV. Na pele do taxista Carlão, ele protagonizou a primeira versão de “Pecado capital”, novela que parou o país em 1975. A ousadia da autora Janete Clair, aliada à força de Cuoco em cena, marcou profundamente o público, especialmente no desfecho trágico em que o personagem é morto ao tentar devolver uma mala de dinheiro roubado. “Um certo luto cobriu o Brasil porque Carlão tinha uma simplicidade, uma realidade próxima de muita gente”, lembra Cuoco, que será homenageado no especial “Tributo”, que vai ao ar na Globo na próxima sexta-feira, dia 30.

Paulistano, filho de um feirante, Cuoco cresceu no bairro do Brás. Sua veia artística despontou na infância, quando se divertia imitando números de circo. E a brincadeira virou profissão: ele integrou o elenco da companhia Teatro dos Sete e, antes de chegar à Globo, atuou nas TVs Tupi e Record. “Cuoco foi o maior astro da televisão brasileira e foi fundamental para estruturar o gosto do brasileiro pela telenovela”, diz o escritor especialista em dramaturgia Mauro Alencar, entrevistado no especial.

Na Globo, Cuoco acumulou papéis de protagonistas que se tornaram icônicos. Além de “Pecado capital”, ele estrelou as versões originais de “Selva de pedra” (1972), como Cristiano; e “O Astro” (1977), como Herculano. Seus mais recentes trabalhos em novelas foram em “Segundo sol” (2018) e uma participação em “Salve-se quem puder” (2022). “Ele estava na hora certa, no lugar certo e era o ator certo para os personagens que fez”, diz Elizabeth Savalla, que foi parceira de cena e é amiga do ator.

Como está a vida de Francisco Cuoco hoje?

Com imagens de arquivo e depoimentos de amigos e familiares, ‘Tributo’ costura uma história que foi acompanhada por um público encantado, ao longo de décadas, com o trabalho de Cuoco, fazendo dele um “astro” nacional. Hoje, ele reflete sobre seu ofício: “O ator nunca está completo. Há sempre algo que lhe falta. Ser ator é viver num estado de desamparo permanente, que só cessa no encontro com o outro”, afirma.

Longe da TV desde 2023, quando fez uma participação na série “No corre”, da Globo, Cuoco falou sobre seu estado de saúde recentemente. O ator conta que está pesando atualmente 130 kg, que tem “dificuldades de locomoção” e “não consegue mais ficar em pé sozinho”.

Cuoco mora atualmente com a irmã de 86 anos em um apartamento na zona sul de São Paulo e depende de cuidadores para atividades cotidianas como se levantar da cama e tomar banho.

Com informações do Extra.

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia