Faleceu nesta sexta-feira (23), aos 87 anos, o ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado estadual Luiz Barbosa de Deus, que ocupou uma cadeira no Parlamento baiano por quatro mandatos sucessivos, entre 1995 e 2011. O sepultamento será realizado neste sábado, às 16h, no cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias na Casa.
Médico e pecuarista, Luiz de Deus ocupou cargos de destaque na Bahia ao longo de mais de quatro décadas de vida pública. Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2011, deputado federal entre 2013 e 2014, e prefeito de Paulo Afonso em três ocasiões: 1989-1992, 2017-2020 e 2021-2024, renunciando em agosto deste mesmo ano por motivos de saúde.
“Luiz de Deus nos deixa após uma vida toda dedicada à causa pública, representando com desvelo Paulo Afonso e toda àquela região. Meu abraço solidário a todos os familiares, nas pessoas de sua esposa, Juvandir, e de seus filhos, Celidone, Carolina, Paulo, Luiz Antônio e Flávia, além de netos, bisnetos, amigos e conterrâneos”, lamentou a chefe do Legislativo estadual.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, também se pronunciou sobre a perda: “Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado federal Luiz de Deus. Tive a honra de conviver com ele e guardo com muito respeito a lembrança de quando, em 2013, ele assumiu meu lugar na Câmara dos Deputados. Luiz foi um homem íntegro, sério e comprometido, que dedicou sua vida a servir ao povo de Paulo Afonso e do nosso estado. Me solidarizo com seus familiares, amigos e toda a população. Que Deus conforte a todos neste momento de dor.”