O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em Paris, na França. Durante uma declaração à imprensa no Palácio do Planalto, ao lado do presidente de Angola, João Lourenço, Lula pediu um minuto de silêncio em memória do artista.
“Ficamos sabendo de uma notícia muito triste. Quero pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado, certamente, se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu”, declarou Lula.
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Sebastião Salgado foi um dos fotógrafos mais reconhecidos no mundo, conhecido por retratar questões sociais, humanitárias e ambientais com profundidade e sensibilidade.
Durante o encontro, Lula presenteou João Lourenço com uma fotografia de Salgado. “Portanto, você vai receber a fotografia de um fotógrafo muito, mas muito, muito especial que o planeta Terra produziu”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Após a cerimônia no Planalto, o presidente também fez uma homenagem nas redes sociais. Na publicação, destacou que a obra de Sebastião Salgado “continuará sendo um clamor pela solidariedade e um lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade”.
“Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviram, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade. Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração”, escreveu Lula.
Ver essa foto no Instagram