Morreu nesta quinta-feira (22), aos 97 anos, o professor, gramático e filólogo Evanildo Bechara, um dos nomes mais importantes do estudo da língua portuguesa no Brasil.
A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, segundo informou a Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual era membro desde 2001.
Ver essa foto no Instagram
Nascido em Recife, em 1928, Bechara se tornou uma das maiores referências da gramática normativa e da filologia da língua portuguesa. Suas obras formaram gerações de professores, pesquisadores e estudantes.
Entre seus livros mais conhecidos está “Moderna Gramática Portuguesa”, publicado pela primeira vez há 40 anos e que ganhou uma edição comemorativa lançada em janeiro deste ano pela editora Nova Fronteira. A obra é considerada um dos manuais de gramática mais relevantes do idioma, adotado tanto no meio acadêmico quanto nas escolas.
Nos últimos anos, a editora também relançou outras publicações importantes de Bechara, como “Lições de português pela análise sintática”, um clássico usado na formação de professores, e uma edição especial de “Primeiros ensaios sobre língua portuguesa”, seu primeiro trabalho científico.