A Defensoria Pública da Bahia promove neste sábado (24), em Salvador, o mutirão “Mães em Ação”, que oferecerá de maneira gratuita serviços relacionados à pensão alimentícia. A iniciativa inédita será realizada a partir das 9h, no Colégio Central, e tem o objetivo de dar visibilidade ao papel fundamental das mães solo, promover cidadania e oferecer apoio jurídico, emocional e social para mulheres que estão em situações de vulnerabilidade.
Os atendimentos estarão concentrados nas questões relacionadas à pensão alimentícia, e a estimativa é atender cerca de 400 pessoas. “Queremos atender de maneira eficiente às mães que compareçam ao mutirão de modo que elas saiam do atendimento já com o número do seu processo em mãos. Além disso, oferecer outros serviços de maneira a qualificar a autoestima e o bem-estar para esse público”, explica a defensora pública Laíssa Rocha, coordenadora executiva das defensorias públicas especializadas.
O projeto oferecerá ainda serviços de cortes de cabelo e esmaltação de unhas, visando ao fortalecimento da promoção da autoestima e o bem-estar das mães presentes. Também serão realizadas palestras sobre violência contra a mulher e saúde mental das mães solo.
De acordo com Laíssa, a iniciativa busca reafirmar o papel da instituição na promoção de uma maternidade digna e respaldada por direitos. “O projeto visa promover a cidadania, o acesso à justiça e a valorização social da maternidade, principalmente das mães solo, garantindo que tenham resguardada a assistência jurídica, socioassistencial e emocional necessária para dirimir as dificuldades encontradas no desafio de chefiar sozinhas uma família”, ressalta.