O Brasil acaba de ganhar um dia especial em celebração ao brega. De acordo com a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Dia Nacional do Brega será comemorado no dia 14 de fevereiro. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do cantor Reginaldo Rossi. O artista, que ficou conhecido como o “Rei do Brega”, faleceu em 2013, aos 70 anos, em decorrência de uma doença pulmonar.
“Rossi, que saiu de origens humildes para se tornar uma figura emblemática do brega, é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais“, diz o projeto de lei, de autoria do deputado e líder do PSB, Pedro Campos.
Campos destaca ainda a importância econômica do brega, que movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. Ele reforça também que o ritmo resistiu e cresceu mesmo diante de preconceitos, ajudando a propagar a identidade da periferia.
“É inegável que a raiz do brega é periférica. A raiz do brega vem das comunidades mais pobres, quer seja do estado de Pernambuco, quer seja do Nordeste e do Brasil em geral. Por isso o caminho do brega sempre foi mais difícil, sendo muitas vezes utilizado como algo pejorativo, algo cafona, não como algo que ressaltava e reforçava os sentimentos”, avalia.