Uma tromba d’água foi registrada na praia do Porto da Barra, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (21). Essa é a segunda vez que o fenômeno é registrado em maio na orla do bairro nobre da capital baiana, que vem sofrendo com a instabilidade no tempo devido às frentes frias que atingiram o litoral baiano. As informações são do g1 Bahia.
Nas imagens, é possível ver que a tromba d’água começa a se formar apesar do tempo claro. No momento em que o fenômeno aconteceu o céu estava parcialmente nublado, mas não chovia na praia.
Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o meteorologista Ricardo Rodrigues falou sobre o assunto. “Esse fenômeno é considerada uma tromba d’água de baixa intensidade. É semelhante aos redemoinhos que vemos nos campos de futebol, levantando aquela poeira. Porém, por acontecer em ambiente aquático, recebe esta classificação. Caso ocorresse no continente, o nome seria ‘turbilhão'”.
Ver essa foto no Instagram
A tromba d’água é um fenômeno que se forma sobre o mar, como um vórtice de ar que, girando, suga a água. Conforme a Defesa Civil de Salvador (Codesal), ele costuma durar cerca de 20 minutos e, geralmente, não chega até o continente. Por isso, não apresenta riscos como temporais, ressaca de maré ou algo parecido.
Nesta quarta-feira, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para a Bahia e outros estados do Nordeste e Norte do Brasil. A capital baiana não está entre as cidades listadas pelo órgão, mas ainda há possibilidade de chuva até o final de semana. Veja a previsão do tempo:
Quinta-feira (22):
🌦️Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada
🌡️Temperaturas variam entre 22 °C e 29 °C
Sexta-feira (23)
🌦️ Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas
🌡️ Temperaturas variam entre 23 °C e 28 °C
Sábado (24)
🌧️ Muitas nuvens com chuva
🌡️ Temperaturas variam entre 21 °C e 27 °C
Domingo (25)
🌦️Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas
🌡️ Temperaturas variam entre 21 °C e 27 °C