O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu-se virtualmente nesta terça-feira (20) com a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, para discutir possibilidades de financiamento a projetos estratégicos do estado. O encontro teve como foco iniciativas nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Segundo Jerônimo, a aproximação com o Banco do Brics reforça o compromisso da Bahia em ampliar parcerias internacionais e buscar fontes de recursos que permitam tirar do papel obras estruturantes. “Destacamos projetos estratégicos importantes durante o encontro. Nossas equipes continuarão trabalhando para que, em breve, nós possamos nos reunir novamente para concluir um processo de captação de recursos para investimentos”, afirmou.
O NBD é a instituição financeira dos países que integram o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com a missão de apoiar projetos que estimulem o crescimento econômico sustentável tanto nos países-membros quanto em outras nações em desenvolvimento.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Entre os projetos apresentados pelo governador está o Porto Sul, voltado à ampliação da infraestrutura logística e do escoamento da produção no sul da Bahia. “O Porto Sul é um porto público, em Ilhéus, que irá receber tanto cargas do exterior quanto da Bahia, com destino a outros países, a exemplo de minérios, de grãos, de frutas, algodão. Então, a intenção é a gente poder captar recursos para a construção e investimento no Porto Sul”, explicou Jerônimo.
Também foram apresentados o projeto de esgotamento sanitário de macrorregiões, que visa ampliar a cobertura de saneamento básico, e a expansão norte do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com previsão de ligação entre a Ilha de São João e o município de Alagoinhas, promovendo mais mobilidade e integração regional.
Outro destaque foi o projeto de implantação de uma usina de bioenergia integrada, que prevê a geração modular de biometano com injeção em gasodutos, além da produção e comercialização de energia regulada e de bioprodutos. “Dentro dos critérios técnicos do banco, estaremos à disposição para avançar nas análises e identificar caminhos para viabilizar esses investimentos”, afirmou Dilma Rousseff.
A reunião contou ainda com a participação dos secretários estaduais Cláudio Peixoto (Planejamento), Manoel Vitório (Fazenda), Afonso Florence (Casa Civil) e Marcus Di Flora (Comunicação), além do chefe de gabinete do governador, Maurício Weidgenant; do diretor-presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães; e da coordenadora do núcleo de agenda do governo, Cesira Maccarinelli.