A misteriosa “Rádio do Juízo Final” voltou a transmitir uma mensagem enigmática durante um telefonema entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, na semana passada para discutir a guerra na Ucrânia. As informações são de Fernando Moreira para o Jornal Extra.
Esta foi a segunda vez que a estação de rádio UVB-76, uma herança do período soviético, entrou em ação no mesmo momento em que Putin e Trump conversavam por telefone.
Primeiramente, ela começou a transmitir o código aparente “NZhTI 89905 BLEFOPUF 4097 5573” antes da ligação para a Casa Branca, antes de prosseguir algumas horas depois com “NZhTI 01263 BOLTANKA 4430 9529”.
Normalmente, ela opera 24 horas por dia, emitindo um zumbido, mas enviou outras mensagens enigmáticas em fevereiro e abril deste ano.
Supõe-se que a estação desempenhe um papel militar, possivelmente ligado ao arsenal nuclear de Moscou. A maioria dos observadores acredita que a UVB-76 é um exemplo idiossincrático do que é chamado de estação numérica, usada para comunicar mensagens criptografadas a espiões ou outros agentes. Normalmente, essas estações transmitem números em grupos de cinco, tornando impossível detectar partições entre palavras e frases. Os números podem ser decodificados usando uma chave em posse do ouvinte pretendido. Acredita-se que as estações numéricas existam desde a Primeira Guerra Mundial, conforme documentado pelo Projeto Conet, uma compilação de gravações lançada pela primeira vez em 1997.
Uma outra questão intrigante é a sua localização. Os apaixonados pelo tema, que acompanham diariamente o zumbido, notaram em 2010 que uma mudança importante: a posição da UVB-76 parecia ter mudado. “Detetives” conseguiram rastrear a localização aproximada até perto da cidade de Pskov, perto da fronteira da Rússia com a Estônia. Mas ninguém conseguiu triangular exatamente de onde a transmissão está vindo.
Após as negociações por telefone, Trump disse que a Rússia e a Ucrânia “imediatamente iniciariam negociações para um cessar-fogo”.