Padre Fábio de Melo tem enfrentado uma onda de ataques virtuais desde que relatou, em suas redes sociais, um episódio de constrangimento vivido em uma cafeteria de Joinville, Santa Catarina. O caso ocorreu quando o religioso questionou uma diferença de preço entre o anúncio de um produto e o valor cobrado no caixa. Segundo ele, a resposta do gerente do local foi grosseira.
Após compartilhar o ocorrido no Instagram, o caso ganhou repercussão e o gerente foi demitido. A partir daí, internautas passaram a acusar o padre de ter provocado a exoneração do funcionário, mesmo sem qualquer indício de que ele tenha exigido a saída do rapaz. O gerente, por sua vez, negou ter sido desrespeitoso.
Desde então, Padre Fábio tem recebido uma série de ataques e julgamentos, o que o levou a fazer um novo desabafo na última terça-feira (20). Em publicação, ele afirmou que muitos utilizam as redes sociais como válvula de escape para extravasar ódio e frustrações pessoais. “As pessoas querem odiar. Por qualquer motivo. Precisam eleger um foco para a manifestação de seus lados sombrios”, escreveu.
O padre também associou os ataques à polarização política e disse que a situação é amplificada pela forma como as redes encorajam comportamentos agressivos. “É da natureza humana a crueldade, mas as redes sociais estimulam a coragem de dizer o que não se diria pessoalmente”, pontuou.
Além das críticas ao episódio em si, o amigo que o acompanhava na cafeteria também passou a ser alvo de ataques. Acusado de ter um perfil em plataforma de conteúdo adulto, o rapaz precisou se pronunciar publicamente para desmentir o boato.
Padre Fábio classificou o episódio como parte de uma rede de difamação e lamentou que seus familiares e amigos tenham sido atingidos. “Mentindo, caluniando, achincalhando as pessoas que amamos… É tão desproporcional a medida entre o que realmente aconteceu e o ataque, que nós chegamos à conclusão de que as pessoas não querem a verdade”, escreveu.
Em meio a essa nova exposição, o padre voltou a mencionar sua luta contra a depressão, já revelada em outras ocasiões. Ao subir ao palco da Arena Pernambuco no último domingo (19), durante evento religioso, ele compartilhou que as últimas semanas foram especialmente difíceis.