A repercussão de uma das cenas da novela “Vale Tudo”, segue tendo reflexos positivos fora das telas. Segundo a Defensoria Pública de São Paulo, o capítulo em que a personagem Lucimar exige o direito à pensão alimentícia do filho provocou um aumento expressivo na procura por atendimentos relacionados ao tema.
De acordo com dados divulgados pelo órgão, no dia 13 de maio, data da exibição do episódio, foram realizados 1.894 atendimentos sobre diversos assuntos. Já no dia seguinte, 14 de maio, o número saltou para 2.826 atendimentos, registrando um aumento de 49%.
O impacto também foi percebido nas interações com o assistente virtual Defi, da própria Defensoria. A opção referente a “pensão alimentícia” registrou um crescimento de 57% nos acionamentos no dia 16 de maio (sexta-feira), em comparação com a sexta anterior, 9 de maio.
Na trama, Lucimar enfrenta uma dura batalha com Vasco (Thiago Martins), pai de seu filho, que se recusa a pagar a pensão e até ameaça solicitar guarda compartilhada apenas para fugir da responsabilidade.