A cantora Kaê Guajajara será a responsável por encerrar a I Festa Literária Estudantil dos Povos Indígenas do Território de Itaparica – FLEPITI, nesta quarta-feira (21), às 18h, no CETIPA (Colégio Estadual de Tempo Integral de Paulo Afonso). Destaque no Rock in Rio 2024, a artista leva agora sua Música Popular Originária (MPO) para o encerramento da primeira edição do evento.
Cantora, compositora, arte-educadora, atriz, autora e ativista, Kaê tem seu trabalho baseado na inovação e nas raízes ancestrais indígenas, matrizes fundamentais da música brasileira. Maranhense criada no Complexo da Maré (RJ), ela é referência da MPO, um movimento que valoriza e amplia a presença e a escuta dos povos originários na música nacional contemporânea.
Sua obra reúne cantos e sonoridades indígenas com ritmos contemporâneos, abordando temas de relevância político-social. A proposta é provocar reflexão, promover conscientização e estabelecer pontes entre ancestralidade e futuro, por meio da arte.
A FLEPITI é realizada pela ONG Raso da Catarina, com apoio do CETIPA, das Prefeituras de Abaré, Rodelas, Glória e Paulo Afonso, da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado da Bahia. A curadoria é assinada pelo escritor e pesquisador indígena Ezequiel Tuxá e pelo professor e doutor em Literatura e Cultura, Marielson Carvalho (UNEB).
A programação conta com palestras, exposições fotográficas de estudantes indígenas, lançamentos de livros, encontros e debates literários, oficinas, performances, feira cultural, cineclube, além de apresentações musicais e poéticas.
A programação completa está disponível no Instagram: @flepiti_ba.