De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta terça-feira (19), o Instituto Nacional do Seguro Social aderiu à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado. Com isso, agora o número de órgãos federais participantes do certame subiu de 35 para 36 e o número de vagas ofertadas foi ampliada de 3.352 para 3.652. Todas as 300 vagas adicionais são para o cargo de analista do seguro social na autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social.
Banca
A banca examinadora para a segunda edição do CPNU ainda está em processo de escolha. Em abril, o Ministério da Gestão publicou o termo de referência que convoca as bancas interessadas na organização do certame. A partir da contratação da banca examinadora, o ministério estima que a divulgação do edital do concurso e as inscrições serão realizadas no mês de julho.
Segunda edição
O segundo Concurso Público Unificado será aplicado em 228 cidades das cinco regiões do país, como ocorreu na edição de 2024. “O CPNU 2 mantém a proposta de democratizar o acesso ao serviço público, com aplicação de provas em todas as regiões do país e um sistema de seleção por blocos temáticos”, disse o MGI, em nota.
As provas estão previstas para ocorrer em duas etapas, em outubro e dezembro deste ano. Somente participarão da última etapa os candidatos aprovados na primeira.
Cronograma previsto da segunda edição do “ENEM dos Concursos”:
- Edital e inscrições: julho de 2025;
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025;
- Prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro de 2025;
- Resultado final: fevereiro de 2026.