Será lançado no dia 31 de maio, em Simões Filho, o documentário baiano “Jornada das Folhas”, que revela a cadeia econômica e os saberes ancestrais por trás da coleta e venda de folhas sagradas utilizadas pela comunidade do candomblé e outras religiões de matriz africana.
Dirigido por Ravena Maia, o filme destaca o protagonismo de mulheres da zona rural de Simões Filho, que vivem da colheita das folhas, e de comerciantes de feiras tradicionais de Salvador, como o Mercado das Sete Portas e a Feira de São Joaquim.
“É um ofício muito importante, mas também muito difícil. Elas estão expostas a diversos riscos na mata e há uma desvalorização, já que vendem as folhas muito barato na feira”, conta Ravena Maia.
A primeira exibição do filme acontecerá em uma sessão especial na Associação dos Moradores do Oiteiro – Casa de Apoio Manoel Ferreira da Silva, em Simões Filho. Já na capital baiana, a estreia está marcada para o dia 10 de junho, às 18h, na Sala Walter da Silveira, nos Barris.
Após o lançamento, o documentário será exibido gratuitamente em escolas públicas de Simões Filho e terreiros de Salvador e da Região Metropolitana, promovendo reflexão e reconhecimento sobre o valor simbólico, econômico e espiritual das folhas.

Foto: Emerson Kilendo

Foto: Emerson Kilendo

Foto: Emerson Kilendo