Após um intervalo de 25 anos, a Bahia volta a ocupar posição de destaque nacional na cirurgia colorretal. O médico baiano Ramon Mendes (45) foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) para o biênio 2029/2030, durante o último Congresso Norte-Nordeste da especialidade.
A eleição marca um feito importante não apenas por sua liderança, mas também pelo retorno da Bahia ao centro das decisões da segunda maior sociedade de cirurgia colorretal do mundo.
Dr. Ramon é fundador e coordenador do Núcleo de Coloproctologia do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR), e se destaca pela atuação técnica e institucional. Reconhecido entre seus pares, ele representa uma nova geração de líderes médicos. “Feliz e honrado com essa escolha, espero fazer uma gestão cuidando dos direitos dos membros e buscando cada vez mais a aproximação dos cirurgiões colorretais do Brasil”, afirmou.
Para coroar sua futura gestão, Salvador sediará em 2030 um dos maiores congressos da história da SBCP, com expectativa de reunir cerca de dois mil médicos especialistas. O evento deve consolidar ainda mais o protagonismo da capital baiana no cenário da coloproctologia nacional e internacional.