Desta segunda (19) a quarta-feira (21), Salvador recebe mais uma edição do Pint of Science, festival internacional de divulgação científica que promove bate-papos entre pesquisadores e o público em ambientes informais como bares e restaurantes. Gratuito e aberto ao público, o evento celebra dez anos de presença no Brasil e acontece na Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho, sempre das 19h às 22h, com uma atração musical de abertura às 18h30.
Com curadoria de temas atuais e urgentes, a programação inclui debates sobre interseccionalidades, crise climática, desinformação e saúde mental, apresentados de forma acessível por doze nomes de destaque da ciência baiana. Não é necessário se inscrever previamente: basta chegar, garantir um lugar e consumir o que quiser do cardápio do local.
Destaques da programação
Nesta segunda (19), o painel “Poderes plurais: Ciência e interseccionalidades” abre o evento com participações da química e criadora de conteúdo Kananda Eller, conhecida como Deusa Cientista; da psicóloga Juliana Prates (UFBA); e da tradutora Feibriss Cassilhas (UFBA). A mediação será feita pela biomédica Karine Damasceno, coordenadora do projeto Meninas Baianas nas Ciências.
Na terça (20), o debate será sobre “Ciência está em tudo: Crise ecológica, povos originários e desinformação”, reunindo o biomédico Manoel Barral Netto (Fiocruz Bahia), a ativista indígena e mestranda Vanessa Pataxó (UFBA), e o biólogo Charbel El-Hani (UFBA/INCT IN-TREE), com mediação de Camila I. de Oliveira (Fiocruz Bahia).
Encerrando o projeto, na quarta (21), o tema será “Pinceladas da mente: Neurociências e saúde mental”, com participações do psiquiatra e escritor Marcelo Veras (UFBA), da neuropsicóloga Milena Pondé (EBMSP/LABIRINTO), do pesquisador Bruno Solano (Fiocruz Bahia e IDOR), e mediação de Antônio Nery Filho (UFBA).
Criado em 2013, em Londres, o Pint of Science surgiu da iniciativa de jovens pesquisadores interessados em levar a ciência para fora dos laboratórios. Em 2025, o festival acontecerá simultaneamente em 25 países e em mais de 400 cidades, sendo o Brasil o país com maior número de participantes: 169 municípios.
Em Salvador, a organização local é da Fiocruz Bahia e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com coordenação geral da cientista Valéria Borges (Fiocruz) e coordenação adjunta do pesquisador Denis Soares (UFBA), responsável também por introduzir o festival no Nordeste em 2017.
Como parte das celebrações, a Cervejaria Art Malte manterá no cardápio a cerveja especial desenvolvida para o evento: uma American Lager leve, refrescante e de baixo amargor, perfeita para acompanhar ciência e bate-papo em clima descontraído. Mais informações: pintofscience.com.br/events/salvador.