Preta Gil, de 50 anos, viajou para Washington, nos Estados Unidos, para dar continuidade ao seu tratamento oncológico. A cantora realizou uma consulta, nessa quarta-feira (14), com um médico americano especializado no tipo de câncer que ela vem tratando desde janeiro de 2023. Na ocasião, ela foi submetida a uma bateria de exames para saber se poderá integrar grupos de pacientes que recebem tratamentos inovadores, ainda em fase experimental, nos EUA. Preta deixou o Brasil, nessa segunda-feira (13), acompanhada dos amigos Marcelo Azevedo e Malu Barbosa e da médica Roberta Saretta.
Nessa quinta-feira (15), Preta foi jantar com Malu, Roberta e Ivete Sangalo, que também encontrou Preta na capital norte-americana. “Eu e ela sempre juntas. O que seria de mim sem vocês? Obrigada por tudo!”, postou Preta no clique com o trio.
Segundo informações de um veículo de imprensa, depois da primeira consulta, no Virginia Cancer Institute, em Washington, Preta irá para Nova York, onde será examinada por médicos especialistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, outra instituição que é referência mundial em tratamento e pesquisa de câncer.
“Estou indo a Washington para ter uma consulta com um médico que tem um protocolo muito bom para o câncer que eu tenho. Estou morrendo de medo, mas estou também com o coração transbordando de amor, pelo amor que vocês me dão, que é fundamental para que eu suporte tudo isso. Já estou com saudades. Não sei como vou viver sem vocês. Mas vai dar certo. Amo vocês todos. Vai dar tudo certo. Vou voltar curada, se Deus quiser”, escreveu Preta, na mensagem encaminhada aos amigos e familiares mais próximos.
Quem é Roberta Saretta?
Roberta Saretta é cardiologista e gerente médica do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. A médica se tornou uma grande amiga da família de Gilberto Gil, de 82 anos, no ano de 2016, quando o artista passou por uma série de internações por conta de uma insuficiência renal. Na ocasião, ele precisou passar por uma biópsia no coração e compôs uma canção para a cardiologista, que faz parte da equipe do médico Roberto Kalil Filho e o tratou durante as internações.
A música foi publicada no Instagram de Flora Gil, esposa do cantor, em um vídeo de 40 segundos e com a legenda: “Inspiração depois de tanto hospital #obrigadatodososmedicos”. “Ela mandou arrancar quatro pedacinhos do meu coração / Depois mandou examinar os quatro pedacinhos / Um para saber se há um depósito de proteínas esquisitas lá / Um para saber se as pequeninas são assassinas e podem matar / Um para saber se estou curado com os remédios que ela me deu / Um pra saber se estou errado de ter juntado meu destino ao seu”, canta Gil, enquanto toca violão.
Sempre que pode, Gilberto Gil homenageia os médicos em sua rede social. Em 2019, o cantor fez um post para eles no Dia do Médico. “Estes são a Dra. Roberta Saretta e o Dr. Roberto Kalil, médicos de Gil que sempre cuidam tão bem de sua saúde e o mantém firme e forte pra encarar a maratona de shows. O #DiaDoMédico acaba sendo ainda mais especial pra Gil, que também é filho de médico, então nada melhor que lembrar dessa dupla, que até ganhou músicas em #OKOKOK, respectivamente ‘Quatro Pedacinhos’ e ‘Kalil’. Vamos ouvir de novo?