A Bahia vem se consolidando como um dos destinos mais atrativos do Brasil para o público internacional. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu 83.914 turistas estrangeiros, um aumento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho supera a média nacional, que teve crescimento de 51% no fluxo de visitantes de fora do país no primeiro quadrimestre. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, reunidos no Portal de Dados da Agência.
Reconhecida mundialmente por suas praias paradisíacas, herança cultural e gastronomia ricas, a Bahia continua encantando viajantes de diversas nacionalidades. A Argentina lidera o ranking de emissões para o estado, com mais de 39 mil turistas desembarcando em solo baiano nos quatro primeiros meses de 2025. Portugal, Uruguai e França também estão entre os principais países emissores.
Esse crescimento acompanha a expansão do turismo internacional em todo o país. De janeiro a abril, o Brasil recebeu 4.425.888 turistas estrangeiros, o melhor resultado já registrado para um primeiro quadrimestre. O volume já corresponde a 64% da meta anual de 6,9 milhões de visitantes estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT).
“Vivemos um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes e é um convite para continuarmos investindo em hospitalidade e promoção internacional. A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Turismo em alta
Somente em abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas internacionais, um crescimento de 72% em relação ao mesmo mês de 2024, com quase 288 mil visitantes a mais.
A Argentina segue como o maior mercado emissor para o Brasil, com 2,1 milhões de turistas no primeiro quadrimestre de 2025 — alta de 96% em relação ao ano passado. Também registraram aumentos expressivos Chile (333 mil, +29%), Estados Unidos (305 mil, +21,6%), Paraguai (257 mil, +18%) e Uruguai (255 mil, +28%). Os dados reforçam o posicionamento do Brasil como destino de diversidade, cultura e natureza no turismo internacional.