A Acervo Galeria de Arte, no Caminho das Árvores, em Salvador, inaugura a exposição “Transito”, do artista visual baiano Dedé Lins, no próximo dia 22 de maio (quinta-feira), às 18h30. A mostra, com curadoria de Daniel Rangel, fica em cartaz até 23 de junho, com obras inéditas produzidas a partir de 2020, apresentando um conjunto de trabalhos que expandem os limites da pintura tradicional, utilizando materiais industriais e manufaturados como couro, fórmica, resina, chapas de alumínio composto e tintas automotivas.
Nesta fase, o artista propõe um jogo visual entre estrutura, cor, forma e matéria, em uma investigação que conecta arte, ofício e indústria. O título da exposição remete à primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo transitar — “eu transito” — e se desdobra em múltiplas interpretações: deslocamento, movimento, estagnação, junção e contraste. Essa ambiguidade conceitual, como destaca o curador Daniel Rangel, “sugere ao mesmo tempo a ideia de ‘movimento e letargia’, sendo a união sua característica central”.
A linha é elemento fundamental na obra de Dedé Lins — não apenas como traço ou forma, mas como conceito que costura, liga, separa, estrutura e compõe. Sua prática artística parte do desenho, seja no papel ou no computador, e se desenvolve em processos de precisão e experimentação, em que o material carrega significados próprios e ativa novos sentidos nas composições. Em suas palavras, “o acaso é planejado”.
O artista – Dedé Lins nasceu em Salvador, mas há anos vive e trabalha em Barcelona, onde mantém ateliê e uma trajetória artística consolidada. Também possui um estúdio em São Paulo, dividindo sua produção entre Brasil e Europa. Atualmente, o artista está em residência artística em Miami, onde permanece até o final de julho. “Transito”, portanto, também reflete esse movimento constante, físico e simbólico, entre lugares, culturas e linguagens.
Serviço:
Transito, de Dedé Lins
Curadoria: Daniel Rangel
De 22 de maio a 23 de junho de 2025
Acervo Galeria de Arte
Rua Alameda dos Umbuzeiros, 25 – Caminho das Árvores, Salvador
Entrada gratuita