Nesta quinta-feira(15), às 20h30, o Canal Brasil exibe pela primeira vez Madeleine à Paris, filme dirigido por Liliane Mutti que estreia com cinco seções previstas na emissora nacional. A exibição marca um momento importante para a produção, que simultaneamente integra o Marché du Film de Cannes, principal mercado do audiovisual mundial, ampliando sua presença internacional.
O longa-metragem revela a trajetória de Roberto Chaves, artista negro, queer, andrógino e de Candomblé, nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), que há mais de três décadas vive e cria entre Salvador e Paris. Figura emblemática da cultura afro-brasileira na Europa, Robertinho, como é chamado, é o criador da Lavagem da Madeleine, desfile inspirado na Lavagem do Sr. Bonfim. Há 23 anos, o cortejo leva milhares de pessoas às ruas da capital francesa celebrando as raízes do Candomblé ao som dos atabaques e de cânticos em iorubá. À noite, com maquiagem e fantasia, Robertinho se transforma em arlequim no cabaré parisiense Paradis Latin, onde atua há mais de 30 anos. Entre o sagrado e o profano, o masculino e o feminino, o protagonista do filme entre mundos, ressignificando identidades e tradições.
Com narrativa sensível e potente, o filme acompanha os passos de Robertinho em Paris, na Bahia e nos bastidores da Lavagem, revelando um artista que vive a arte como expressão de resistência. A diretora Liliane Mutti, que acompanhou Robertinho de perto por seis anos, constrói no filme um retrato íntimo e simbólico dessa travessia. Ao longo da trama, o público acompanha reencontros familiares, vivências espirituais e figuras marcantes da Lavagem da Madeleine em Paris.
As próximas exibições no Canal Brasil acontecem nos dias 16 de maio (18h), 17 de maio (7h30), 22 de maio (16h), 26 de maio (12h10) e 30 de maio (14h). Madeleine à Paris conta com o patrocínio da rede Carrefour, que apoia a circulação do filme durante o ano do Brasil na França e da França no Brasil em 2025.
Exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e com sessões lotadas em Paris e Bordeaux, Madeleine à Paris foi o único filme baiano dirigido por uma mulher, selecionado na última edição da Mostra. A trilha sonora original do filme, é composta por uma vibrante mistura de tambores, piano, cânticos de terreiros e clássicos da MPB, com a assinatura de Philippe Baden Powell e do músico franco-brasileiro ysé. Para Carlinhos Brown, parceiro de Robertinho na Lavagem, “ ver a resistência de Robertinho na tela do cinema nos dá um presente de Paris e da Bahia para o mundo.