Fundação Casa de Jorge Amado anuncia vencedores do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos

Fundação Casa de Jorge Amado anuncia vencedores do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

Publicado em 14/05/2025 às 14:14 / Leia em 2 minutos

A Fundação Casa de Jorge Amado anunciou os três vencedores da primeira edição do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos. Lançado em novembro do ano passado, em parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB), o concurso recebeu 502 obras de escritores de todas as regiões do Brasil.

“Ficamos felizes com a repercussão que o Prêmio obteve. Estamos realizando a nossa missão, que é contribuir para o surgimento de novos escritores, desempenhando o papel de fortalecimento da literatura”, afirma Angela Fraga, presidenta da Fundação Casa de Jorge Amado.

A curadoria do prêmio foi coordenada pelo escritor Marcus Vinícius Rodrigues, vice-presidente da ALB. O processo de avaliação contou com duas etapas: a Comissão de Pré-seleção e a Comissão Final.

Integraram a Comissão de Pré-seleção os escritores e professores Davi Boaventura, Nívia Maria Vasconcellos, Sandro Ornellas e João Vanderlei de Moraes Filho. Já a Comissão Final foi formada por nomes de destaque da cena literária nacional: o poeta e imortal da ALB José Carlos Capinan, a escritora e crítica literária Micheliny Verunschk, e o jornalista e editor Rodrigo Casarin, responsável pela coluna Página Cinco (UOL).

Os vencedores

Os três autores premiados terão suas obras publicadas pela Casa de Palavras, selo editorial da Fundação Casa de Jorge Amado. Cada título terá tiragem inicial de mil exemplares, dos quais 30% serão destinados aos autores, que também receberão R$ 4 mil em direitos autorais.

Os livros serão lançados durante uma mesa especial na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), marcada para acontecer entre os dias 6 e 10 de agosto, homenageando o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes.

Conheça os vencedores do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos:

  • Alan Rezende (Laje de Muriaé – RJ), com o livro “O ciclo do Ciclope”
  • Francisco Pedrosa (Petrolina – PE), com “A hora do lobo”
  • Mariana Lima (Itabuna – BA), com “Contrações”

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia