O empresário baiano Fabricio Bloisi recebeu nesta quarta-feira (14) o prêmio de “Person of the Year” (personalidade do ano) da Brazilian-American Chamber of Commerce, organização independente e sem fins lucrativos que promove o comércio entre os Estados Unidos e o Brasil. A cerimônia aconteceu Museu de História Natural, em Nova York.
Fabricio nasceu em Salvador, em 1977. Seu sonho de criar uma empresa de tecnologia o fez mudar para São Paulo aos 17 anos, para cursar Ciências da Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aos 21 anos, recém-formado, criou a Movile, que viria a adquirir a startup que se tornou o iFood. Atualmente, ele comanda a Prosus, multinacional de tecnologia holandesa com atuação global – e controladora do iFood.
“A escolha do Sr. Bloisi reconhece seu empreendedorismo exemplar em desenvolver e operar empresas de tecnologia de primeira linha que revolucionaram o cenário da tecnologia na América Latina e demonstrar seu compromisso profundo com a inovação, desenvolvimento sustentável e educação, fatores que estão alinhados com os valores promovidos pela Câmara”, afirmou a Brazilian-American Chamber of Commerce em nota.
Durante o evento, Bloisi contou que a missão dele é fazer a Prosus dobrar de valor de mercado, para US$ 200 bilhões. E, para isso, a inovação, com o uso da Inteligência Artificial, será uma das principais estratégias.
“A gente tem o desafio de que todo líder tem que ser substituído. Meu trabalho é ser desnecessário para que eu possa fazer algo diferente e novo. Estamos o tempo todo nos desafiando: ‘como você vai ser substituído? Ah! Não consigo’. Então você não é um líder bom suficiente”, disse Fabricio.