O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com um clássico da cultura brasileira ao encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, em viagem oficial ao país. “Andar com Fé”, clássico de Gilberto Gil, ecoou no encontro entre os líderes. A escolha musical, tocada por uma banda oficial chinesa, viralizou nas redes sociais e emocionou brasileiros e apoiadores da arte.
“A cultura brasileira, antes desprezada por um governo inimigo da arte, hoje emociona o mundo e é recebida com aplausos”, comemorou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacando o contraste em relação ao passado recente e o papel diplomático da cultura.
As imagens foram gravadas nesta terça-feira (13), durante uma cerimônia de boas-vindas, no Grande Palácio do Povo, em Pequim. O impacto simbólico foi imediato. A canção, lançada por Gil em 1982, tornou-se um hino de resistência, fé e esperança, valores que ganham nova leitura no contexto da diplomacia internacional. A recepção ao som do artista baiano foi vista como um gesto de respeito à identidade brasileira e à força da cultura como instrumento de diálogo entre nações.
Lula desembarcou em Pequim no último domingo (11) para uma visita oficial de dois dias. Além da cúpula China-CELAC, o presidente participou de encontros com Xi Jinping, empresários e chefes de Estado latino-americanos.
A viagem resultou na assinatura de 20 acordos bilaterais nas áreas de comércio, infraestrutura, tecnologia e meio ambiente. A China também anunciou a ampliação de seus investimentos no Brasil em U$ 27 bilhões, consolidando o país como um dos principais parceiros econômicos do Brasil.
Ver essa foto no Instagram