A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi homenageada neste sábado (10), em Salvador, com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
A entrega ocorreu durante o evento Cuidando das Nossas Crianças: Contra o Abuso Infantil, no Centro de Cultura Cristã, no bairro do Costa Azul.
A proposta da comenda partiu do deputado estadual Samuel Junior (Republicanos), que destacou a trajetória da ex-ministra dos Direitos Humanos como defensora da infância, da família e dos direitos humanos. “É uma justa forma de reconhecer o legado de Damares, que fez dessa causa uma luta de vida, com coragem e fé”, afirmou o parlamentar.
Ver essa foto no Instagram
A cerimônia contou com a presença de lideranças religiosas, conselheiros tutelares e representantes do Departamento de Adolescentes de Salvador (Depad), além dos deputados Alex Santana e José de Arimateia, também do Republicanos. O presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (Ceadeb), pastor Valdomiro Pereira da Silva, ressaltou o papel da igreja na formação de uma geração “protegida e guiada por valores cristãos”.
Emocionada ao receber a homenagem, Damares dedicou a comenda à Ceadeb e ao pastor Valdomiro. “Esse prêmio não é meu. É dessa Convenção que me enviou pela Bahia há mais de 15 anos para pregar sobre a proteção das nossas crianças”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Durante o discurso, a senadora alertou para a gravidade dos crimes de abuso sexual infantil no país. “O abuso infantil é o terceiro maior movimento financeiro do crime no mundo. O Brasil, infelizmente, é o maior produtor de imagens de pedofilia. Há uma violência sexual silenciosa, alimentada por pessoas milionárias, envolvendo juízes, ministros e empresários”, declarou.
A homenagem foi concedida no mês de maio, quando ocorre a campanha nacional Maio Laranja, que busca conscientizar sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.