Salvador ocupa o primeiro lugar no ranking de títulos de eleitor com pendências na Justiça Eleitoral da Bahia. Segundo dados atualizados nesta terça-feira (13) pelo portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 60.478 eleitores da capital baiana estão com o título sujeito a cancelamento.
Na sequência aparecem outros grandes colégios eleitorais do estado: Feira de Santana (9.349), Vitória da Conquista (7.311) e Camaçari (5.770). Porto Seguro, que é o 10º maior colégio eleitoral baiano, aparece na quinta colocação, com 5.278 títulos em risco.
No total, mais de 260 mil eleitores em toda a Bahia podem ter o documento cancelado após 19 de maio, data-limite para regularização. O cancelamento acontece quando a pessoa deixa de votar em três eleições consecutivas, sem justificar a ausência nem quitar as multas correspondentes.
Como regularizar
Para resolver as pendências, o eleitor ou a eleitora pode acessar o aplicativo e-Título, utilizar o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE ou procurar o cartório eleitoral mais próximo.
A regularização exige o pagamento das multas, que pode ser feito por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), PIX ou cartão de crédito. Pagamentos via PIX são compensados de forma imediata, com atualização automática do cadastro. Já os realizados por GRU podem levar até 48 horas para serem processados, prazo necessário para a conclusão da regularização.