O papa Leão XIV manterá a forte presença digital trabalhada por seus antecessores e assumiu oficialmente, nesta terça-feira (13), os perfis do Pontífice nas principais redes sociais. A informação foi confirmada pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, que destacou a continuidade da conta @Pontifex, criada no antigo Twitter (hoje X) em 2012.
Com publicações em nove idiomas, como português, italiano, inglês, espanhol, francês e latim, o perfil acumula mais de 53,5 milhões de seguidores e é uma das contas institucionais mais influentes do mundo. Entretanto, o perfil no X ainda não foi atualizado, e permanece com informações de Francisco.
No Instagram, o novo pontífice passará a usar a conta @Pontifex – Papa Leão XIV, enquanto a conta @Franciscus será mantida como memorial do pontificado de Francisco.
A primeira postagem do Papa no Instagram foi tirada de seu primeiro discurso público na Urbi et Orbi, logo após sua eleição, em 8 de maio, e incluiu várias fotos icônicas dos primeiros dias de seu pontificado.
“A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Gostaria que esta saudação de paz ressoasse nos vossos corações, nas vossas famílias e entre todos os povos, onde quer que se encontrem, em todas as nações e em todo o mundo.”
Ver essa foto no Instagram
A mudança reforça o uso das redes sociais como ferramenta de aproximação com fiéis de todas as partes do mundo, especialmente os mais jovens. Desde a estreia digital da Igreja com Bento XVI, em 2012, a comunicação online dos pontífices tornou-se um canal direto para mensagens curtas, orações, exortações e reflexões diárias.
Durante o pontificado de Francisco, a presença online teve forte impacto, com cerca de 50 mil postagens publicadas ao longo de uma década. Em 2020, ano da pandemia, as mensagens do papa nas redes chegaram a ser visualizadas mais de 27 bilhões de vezes.