A influenciadora Rafa Moreira veio a público para revelar que tem sido vítima de uma campanha de difamação após ter sua imagem manipulada digitalmente. Segundo a baiana, supostas fotos íntimas dela estão sendo compartilhadas nas redes sociais e provocando constrangimento.
Através de seu perfil do Instagram, Rafa informou que desde janeiro vem tendo conhecimento sobre as fotos e que já está sendo acompanhado pelo Ministério Público, que irá tocar a investigação do caso.
“Todo o processo está sendo acompanhado de perto por minha defesa, com base nas leis brasileiras que punem severamente esse tipo de violação. É importante que se saiba que essa prática, conhecida como “fake nude”, configura crime e é proibida pelas leis brasileiras, ao menos com base nos artigos 216-B e 218-C do Código Penal. […] Montagens falsas com nudez são mais que ataques virtuais: são expressões de violência sexual, simbólica e moral. Elas machucam, silenciam e tentam deslegitimar o lugar de fala e existência das mulheres.”
A influenciadora seguiu falando que passou a se preocupar mais com a situação após descobrir que as imagens estavam sendo compartilhadas entre os moradores de sua cidade, no interior da Bahia. “O pessoal mandando nos grupos insistindo que era eu, porque não adianta você falar que não é ela. Eu comecei a receber de pessoas do meu interior, não sei quem surgiu de fato. Algumas pessoas mandaram para site de fofoca, quem ficou insistindo demais queria destruir a imagem da best de vocês”, disse.
Rafa aproveitou para encorajar outras mulheres que tem já passaram por situações parecidas com a sua. “Não se calem. Procurem ajuda, denunciem, exijam respeito Nenhuma de nós está sozinha. Seguirei firme, usando minha voz não apenas para me proteger, mas para fortalecer outras mulheres”, finalizou.