O Grupo JCPM celebrou seus 90 anos de trajetória, na última segunda-feira (12), no Teatro RioMar, em Recife. O evento reuniu lideranças políticas, como o prefeito da cidade, João Henrique Campos, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o ex-senador Jarbas Vasconcelos, além de amigos, colaboradores e nomes que ajudaram a construir a história do grupo fundado em 1935, em uma mercearia no povoado de Serra do Machado, interior de Sergipe.
O presidente do grupo, João Carlos Paes Mendonça, conduziu grande parte da cerimônia e não escondeu a emoção ao falar do legado da família e da responsabilidade de manter vivo o espírito de inovação e compromisso social que sempre nortearam a empresa. Em seu discurso, destacou a importância da esposa, Auxiliadora, como “minha fortaleza” ao longo da caminhada. E reforçou que “só quem gosta de gente é capaz de fazer”, ao relembrar a vocação do grupo de trabalhar com foco no estímulo do crescimento coletivo e digno.

Auxiliadora e João Carlos Paes Mendonça
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a abertura com um holograma de Pedro Paes Mendonça, fundador do grupo e pai do atual presidente, em uma encenação que o colocava novamente atrás do balcão do primeiro armazém, simbolizando as origens e reforçando o olhar para o futuro. “Aprendi com meu pai a não ser uma ilha”, disse João Carlos, lembrando a importância da integração, da excelência e da constante reinvenção para adaptar-se aos novos tempos.
Ao longo do evento, colaboradores e profissionais que marcaram a trajetória do grupo foram homenageados com placas comemorativas, em um gesto simbólico de gratidão pelos 90 anos de história. A noite especial teve como mestres de cerimônia Carla P. Silva e Filipe Dias, jovens oriundos do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social de Salvador.
Presente na Bahia há décadas, o Grupo JCPM é responsável por empreendimentos como o Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping. Segundo o presidente, o Nordeste segue no centro dos investimentos futuros da companhia.

Grupo JCPM comemora 90 anos com festa em Recife
Iniciativas sociais
Além do setor de shopping centers, onde lidera no Nordeste e figura entre os cinco maiores operadores do Brasil, o grupo mantém forte atuação em iniciativas sociais. A Fundação Pedro Paes Mendonça e o Instituto JCPM de Compromisso Social já atenderam mais de 80 mil jovens em 18 anos, reforçando o papel da empresa no desenvolvimento humano e social das comunidades onde atua.
Encerrando seu discurso, João Carlos Paes Mendonça celebrou o legado do pai, projetando o futuro: “Nosso próximo encontro será no centenário”, disse, arrancando aplausos da plateia.
O grupo segue com as celebrações no próximo dia 20, em Aracaju, no Teatro Tobias Barreto, cidade natal da família.
Veja fotos: